Stefani Joanne Angelina Germanotta (Nova Iorque, 28 de março de 1986), mais conhecida pelo nome artístico Lady Gaga, é uma cantora, compositora e produtora musical dos Estados Unidos, considerada uma das 25 pessoas mais influentes e uma das 5 pessoas mais bem remuneradas do mundo. Ela começou a apresentar-se no cenário musical de rock no sudoeste da cidade de Nova Iorque em 2003 e matriculou-se na Escola de Arte Tisch (Tisch School of Arts) da Universidade de Nova Iorque. Em breve, assinou um contrato com a Streamline Records, um selo da gravadora Interscope Records. Durante seu início na Interscope, trabalhou como uma compositora para artistas colegas e capturou a atenção de Akon, que reconheceu as suas habilidades vocais, e contratou-a para sua própria gravadora, a Kon Live Distribution.
Lançado em 19 de agosto de 2008, o seu álbum de estreia, The Fame, atingiu o número um no Reino Unido, Canadá, Áustria, Alemanha e Irlanda, enquanto nos Estados Unidos teve a posição máxima de número dois na parada Billboard 200 e um na Dance/Electronic Albums, também da Billboard. As suas duas canções lançadas como singles, "Just Dance" e "Poker Face", co-escritas e produzidas por RedOne, tornaram-se sucessos internacionais de número um, atingindo o topo da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, assim como em outros países. O álbum, mais tarde, conseguiu um total de seis indicações ao Grammy Award e ganhou prêmios para as categorias Melhor Álbum Eletrônico/Dance e Melhor Gravação Dance. No início de 2009, ela embarcou na sua primeira turnê própria, a The Fame Ball Tour. Pelo quarto trimestre do ano, lançou o extended play (EP) The Fame Monster, com o single número um global "Bad Romance", e embarcou na sua segunda turnê, a The Monster Ball Tour, O álbum vendeu 6 milhões de cópias e foi o mais vendido de 2010, segundo o site britânico NME. O seu segundo álbum de estúdio, Born This Way, tem lançamento previsto para 2011.
Lady Gaga é inspirada por artistas e grupos de glam rock como David Bowie e Queen, além de cantores de música pop como Cher, Cyndi Lauper, Elton John, Madonna, Grace Jones e Michael Jackson. Ela também declarou que a moda é uma fonte de inspiração para a sua composição e apresentações. Foi listada como a 73ª Artista da Década 2000—10 pela Billboard. Em maio de 2010, a revista Time incluiu-a na sua lista anual das 100 pessoas mais influentes do ano no mundo, a Time 100. Em junho, a Forbes colocou-a na posição de número quatro na sua lista das 100 Mais Poderosas e Influentes celebridades no mundo; também foi classificada como o segundo artista musical mais poderoso no mundo. Em agosto, ela já havia vendido mais de 20 milhões de álbuns e 51 milhões de singles mundialmente. Em outubro, a Forbes colocou Gaga no número sete em sua lista anual das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo. Em Dezembro de 2010 Lady Gaga foi eleita a artista do ano,o título vem pelas boas vendagens dos álbuns "The Fame" e "The Fame Monster", ainda segundo a Billboard The Monster Ball Tour foi eleita a quarta maior turnê de 2010 com 122 shows e 101 esgotados, com público total de 1,3 milhão.
Estilo musical e influências
A cantora tem sido influenciada por artistas do glam rock, como David Bowie e Queen. Alguns artistas renomados da música pop, como Madonna, Britney Spears e Michael Jackson também exerceram certa influência na artista. A música "Radio Ga Ga", da banda Queen, inspirou seu nome artístico, "Lady Gaga". Sobre isso, ela comentou:
"Eu adorava o Freddie Mercury e o Queen. Eles tiveram um êxito chamado "Radio Ga ga" e é por isso que eu amo o nome (...) Freddie é único, uma das... maiores personalidades de toda a música pop."
— Lady Gaga, revelando a origem de seu nome artístico.
Imagem pública
Contrário ao seu estilo exagerado subsequente, o New York Post descreveu o seu visual inicial como "uma refugiada de Jersey Shore" com "um grande cabelo escuro, maquiagem para os olhos pesada e roupas reveladoras e apertadas. Gaga tem naturalmente cabelo castanho; ela descoloriu-o para louro porque era frequentemente confundida com Amy Winehouse. Geralmente refere aos seus fãs como "pequenos monstros" (em inglês, "little monsters") e fez uma tatuagem com esta inscrição (no original) em homenagem. Fez outras seis conhecidas tatuagens, dentre elas um símbolo da paz, que foi inspirado em John Lennon - que ela disse ser o seu herói - e uma inscrição ondulada em alemão no seu braço esquerdo que cita o poeta Rainer Maria Rilke, seu filósofo favorito, comentando que a sua "filosofia de solidão" falava a ela. Pelo final de 2008, comparações foram feitas entre as roupas de Lady Gaga e a cantora, compositora e produtora musical Christina Aguilera, notando semelhanças em seus estilos, cabelo e maquiagem. Aguilera, mais tarde, disse estar "completamente inconsciente de [Gaga]" e "não saber se [era] um homem ou uma mulher". Gaga lançou um comentário em que acolhia as comparações, devido a atenção providenciando publicidade útil, dizendo: "Ela é uma grande estrela e eu deveria mandar flores a ela, pois muita gente nos Estados Unidos não sabia quem eu era até aquela coisa toda acontecer. Isto realmente me colocou no mapa, de alguma maneira". As comparações continuaram em 2010 quando Aguilera lançou o videoclipe de seu single "Not Myself Tonight". Críticos notaram semelhanças entre a canção e o vídeo acompanhante com o de Gaga, "Bad Romance".
Gaga atribui muito pelo seu sucesso inicial como uma artista popular aos seus fãs gays e é considerada um ícone gay ascendente. No início da sua carreira, ela teve dificuldade ao conseguir transmissão em rádio, e disse: "Para mim, o ponto culminante foi a comunidade gay. Eu tenho tantos fãs gays e eles são tão leais a mim que realmente me ergueram. Eles sempre me apoiarão e eu sempre os apoiarei". Ela agradeceu a FlyLife, uma companhia de vendas LGBT baseada em Manhattan que trabalha com a sua gravadora Interscope, nos créditos de seu álbum de estreia, The Fame, dizendo: "Eu amo-os tanto. Vocês foram a primeira batida cardíaca neste projeto, e o seu apoio e esplendor significam o mundo para mim. Eu sempre batalharei pela comunidade gay de mãos dadas com este grupo incrível". Uma de suas primeiras apresentações televisivas foi em maio de 2008 no NewNowNext Awards, uma premiação transmitida pela rede de televisão LGBT Logo, onde cantou "Just Dance". Em junho do mesmo ano, apresentou a canção novamente na Parada de São Francisco. Depois que The Fame foi lançado, ela revelou que a canção "Poker Face" é sobre a sua bissexualidade. Em uma entrevista com a Rolling Stone, falou sobre como os seus namorados reagiam a isto, dizendo: "No fato de que eu gosto de mulheres, eles ficam todos intimidados. Isto deixa-os desconfortáveis. Eles dizem algo como 'Eu não preciso de um sexo à três. Estou feliz com somente você'". Quando ela apareceu como convidada no The Ellen DeGeneres Show em maio de 2009, elogiou DeGeneres por ser "uma inspiração para mulheres e a comunidade gay". Ela proclamou durante a Marcha Nacional pela Igualdade no passeio nacional, em 11 de outubro de 2009, que "este era o único evento mais importante em sua carreira". Ao sair, disse um exultante "Abençoado seja Deus e abençoados sejam os gays", similar ao seu discurso no MTV Video Music Awards de 2009 para Artista Revelação, um mês antes. Em setembro de 2010, falou em uma reunião em favor de repelir a polícia militar dos Estados Unidos "Don't ask, don't tell", que proibe lésbicas, gays e pessoas bissexuais de servirem abertamente, e lançou um vídeo estimulando os seus fãs a contactarem os seus senadores em apoio a impedir a política. Editores do The Advocate comentaram que ela tornou-se uma "forte defensora" para gays e lésbicas que o futuro presidente Barack Obama prometeu ser durante a sua campanha.
Gaga atribui muito pelo seu sucesso inicial como uma artista popular aos seus fãs gays e é considerada um ícone gay ascendente. No início da sua carreira, ela teve dificuldade ao conseguir transmissão em rádio, e disse: "Para mim, o ponto culminante foi a comunidade gay. Eu tenho tantos fãs gays e eles são tão leais a mim que realmente me ergueram. Eles sempre me apoiarão e eu sempre os apoiarei". Ela agradeceu a FlyLife, uma companhia de vendas LGBT baseada em Manhattan que trabalha com a sua gravadora Interscope, nos créditos de seu álbum de estreia, The Fame, dizendo: "Eu amo-os tanto. Vocês foram a primeira batida cardíaca neste projeto, e o seu apoio e esplendor significam o mundo para mim. Eu sempre batalharei pela comunidade gay de mãos dadas com este grupo incrível". Uma de suas primeiras apresentações televisivas foi em maio de 2008 no NewNowNext Awards, uma premiação transmitida pela rede de televisão LGBT Logo, onde cantou "Just Dance". Em junho do mesmo ano, apresentou a canção novamente na Parada de São Francisco. Depois que The Fame foi lançado, ela revelou que a canção "Poker Face" é sobre a sua bissexualidade. Em uma entrevista com a Rolling Stone, falou sobre como os seus namorados reagiam a isto, dizendo: "No fato de que eu gosto de mulheres, eles ficam todos intimidados. Isto deixa-os desconfortáveis. Eles dizem algo como 'Eu não preciso de um sexo à três. Estou feliz com somente você'". Quando ela apareceu como convidada no The Ellen DeGeneres Show em maio de 2009, elogiou DeGeneres por ser "uma inspiração para mulheres e a comunidade gay". Ela proclamou durante a Marcha Nacional pela Igualdade no passeio nacional, em 11 de outubro de 2009, que "este era o único evento mais importante em sua carreira". Ao sair, disse um exultante "Abençoado seja Deus e abençoados sejam os gays", similar ao seu discurso no MTV Video Music Awards de 2009 para Artista Revelação, um mês antes. Em setembro de 2010, falou em uma reunião em favor de repelir a polícia militar dos Estados Unidos "Don't ask, don't tell", que proibe lésbicas, gays e pessoas bissexuais de servirem abertamente, e lançou um vídeo estimulando os seus fãs a contactarem os seus senadores em apoio a impedir a política. Editores do The Advocate comentaram que ela tornou-se uma "forte defensora" para gays e lésbicas que o futuro presidente Barack Obama prometeu ser durante a sua campanha.
Download - Burn This Way - http://www.4shared.com/file/cCdI2k2L/Born_This_Way.html
Download - The Remix - http://www.fileserve.com/file/Dj4hDRb/regagamix-www.BaixarMp3.net.zip
Download - The Fame Monster - http://www.fileserve.com/file/PdYjFxX/mons_www.BaixarMp3.net_.rar
Download - The Fame - http://www.fileserve.com/file/8Udubku/idol-www.rsmp3.com-.rar
Nenhum comentário:
Postar um comentário