Pesquisar este blog
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Popeye
Popeye é um personagem clássico dos quadrinhos, criado por E. C. Segar em 1929, e adaptado para desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer.
É um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito (em inglês Olive Oyl, e pronuncia-se: "Ólev Oiu"), das garras de seu eterno inimigo, Brutus (em inglês Bluto).
Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio.
Características
Popeye tem como suas principais características, seu uniforme de marinheiro (que era de cor escura na década de 1930, mudando mais tarde para branco no final dos anos 40, e durante os anos 50 e anos 60, como são os uniformes da marinha); possui duas tatuagens de âncoras nos dois braços, e está sempre com um cachimbo feito de sabugo de milho, por causa disso ele só fala com um dos cantos da boca, em quanto segura o cachimbo com o outro canto do outro lado do nariz. Tem a cara meio deformada, sempre com um olho fechado, e um protuberante queixo partido ao meio. Em suas primeiras aparições não era careca, possuia vários fios de cabelo despenteados em baixo do quepe de marinheiro, que com as mudanças no design do personagem durante os anos, foram sendo reduzidos para apenas três ou dois fios.
Diferente do que muitos pensam, o personagem não apresenta uma idade tão avançada, mas tem apenas um "rosto deformado", pois ele nunca foi mostrado em seus desenhos tendo a idade de um homem velho. Em um curta-metragem de 1953 chamado "Popeye, the Ace of Space", é revelado que o personagem tem na verdade 40 anos; em Popeye o Filme de 1980 (que traz Robin Williams no papel principal), o marinheiro é descrito com cerca de 30 anos. Curiosamente no site oficial popeye.com, as idades dos personagens são descritas desta forma: Popeye tem 34 anos, Olívia tem 29, e Brutus 36.
O nome
O significado do seu nome (pop eye) é "olho estourado", ou também "olho arrebentado" "saltado" ou "arrancado", ele é chamado assim pelo fato de ser um marinheiro caolho. "Pop eye" quer dizer: "pop" = estouro ou saltar / arrancar, "eye" = olho, parecido um pouco com a palavra pipoca que é "popcorn" em inglês: "pop" = estouro, "corn" = milho, "milho estourado".
Um fato curioso é que nas animações do início dos anos 30 Popeye era mesmo caolho, e não possuia o seu olho direito, mas em meados dos anos 40 essa característica foi tirada da personagem e ele passou apenas a ficar com um dos olhos fechados, sempre trocando de um para o outro, e as vezes mantendo os dois olhos abertos.
A inspiração
O criador de Popeye, Elzie Segar contou, anos depois, que a inspiração para o personagem, veio de um homem que ele conheceu quando criança, em Chester, Illinois, chamado Frank "Rocky" Fiegel. Aposentado, Frank era pago para mater limpo o bar local. Vivia com o olho direito meio fechado, fumava cachimbo e mentia muito. Não parava de contar aventuras imaginárias, gabando-se das proezas de sua força física, garantindo que nunca tinha perdido uma briga. Suas histórias e a maneira de proceder mexeram com a imaginação do garoto Elzie que, quando teve oportunidade, colocou Fiegel em cena, transfigurado em Popeye.
Dudu e Olívia também foram baseados em pessoas reais que Elzie Segar conheceu. O Dudu foi inspirado em "J. William Schuchert". Ele lembrava fisicamente o personagem, e também tinha um gosto por hambúrgueres. Olívia Palito foi inspirada em "Dora Paskel". Ela era a dona de um armazém geral em Chester. Ela era alta, magra e usava o cabelo bem enrolado em um "coque". Ela também é descrita a se vestir da mesma forma que Olívia, usando sapatos de botões que eram populares naquela época.
Curiosidades
Uma das frases mais usadas por Popeye em seus desenhos é: "Well, blow me down!" que significa: "Bem, ventanias me empurrem!" ("Blow Me Down" também é uma frase popular entre piratas e marinheiros, referindo-se aos ventos empurrarem as velas do navio). Nos episódios dublados no Brasil a frase é traduzida de diversas formas, tais como: "Macacos me mordam!" (que é uma expressão muito usada no Brasil), a fala também foi adaptada algumas vezes como: "Tubarões me mordam!" ou "Camarões me belisquem!" (fazendo referência ao fato de Popeye ser um marinheiro); curioso é que em alguns poucos episódios, o Popeye também fala: "Ventos me levem!", frase que mais se aproxima da original em inglês.
Um personagem de As Meninas Superpoderosas chamado Mitchel Mitchelson ("Mitch"), que aparece no episódio "Gettin' Twiggy With It", tem a voz exatamente igual a do Popeye (na dublagem em inglês). Curiosamente, em um certo ponto deste mesmo episódio, ele também solta a mesma risada de Popeye ("A-gah-gah-gah-gah-gah-gah!!!"), a razão para isso, é uma possível homenagem, após terem percebido a semelhança das duas vozes.
O canto scat é uma das principais características dos desenhos animados de Popeye. Em grande parte dos episódios, o marinheiro aparece andando pela rua, ou dirigindo um carro, enquanto cantarola sua música tema com uma voz rouca, usando palavras sem sentido, tais como: "Skiddley", ou "Skit skat skoot".
Popeye foi caolho do olho direito até meados da década de 1940. Depois disso, começaram a fazer os desenhos animados com ele sempre trocando o olho fechado (uma hora o direito e outra hora o esquerdo); mas isso foi somente nas animações, pois nas histórias em quadrinhos ele manteve sempre o olho direito fechado.
O nome "Popeye" significa "olho estourado" em inglês ("pop eye").
O nome da Olívia Palito em inglês é "Olive Oyl", um trocadilho com "olive oil", que significa azeite de oliva. O mesmo acontece com seu irmão, que se chama "Castor Oyl", que quer dizer óleo de rícino ("castor oil").
Brutus já teve dois nomes em inglês: "Bluto" e "Brutus". Isso aconteceu por causa de um engano sobre quem tinha os direitos autorais sobre o nome original. Quando os desenhos animados do Popeye deixaram de ser produzidos pela Paramount em 1957, e a King Features Syndicate passaria a produzi-los sozinha, a Paramount Pictures acreditava (erradamente) que o nome "Bluto" havia sido criado pelos Fleischer Studios, e portanto eles tinham os direitos de propriedade sobre o nome. A King Features Syndicate então rebatizou a personagem com o nome de "Brutus" para evitar problemas com direitos autorais ou direitos marcários.. No entanto, quando as séries de Popeye foram para a Hanna Barbera nos anos 70, foi descoberto que eles estavam enganados, o nome Bluto já havia aparecido antes nas histórias em quadrinhos. E com isso recuperaram os direitos sobre o nome da personagem e passaram a chama-lo assim novamente, nas séries de TV e em produtos licenciados.
Popeye se casou duas vezes com a Olivia nas histórias em quadrinhos. A primeira vez foi em 1983, quando a Editora Ocean Comics decidiu que estava na hora de Popeye se casar com Olivia. Mas isso acabou não sendo uma boa idéia da editora, porque encerraria o triangulo amoroso com Brutus, o que desagradou os fãs, e a editora teve que fingir que nada aconteceu e continuar as histórias como antes. Na segunda vez, em 1999, a Ocean Comics tomou os cuidados necessários para que não fosse igual da primeira vez: fizeram a história com a idéia de como teria sido se isso acontecesse.
Em 1980, Popeye virou um filme, estrelado por Robin Williams.
No desenho animado do Popeye qualquer pessoa que comesse o espinafre ganharia super força, mas no filme de 1980 o espinafre só funcionava com pessoas da família do Popeye.
Popeye gerou um aumento de 30% no consumo de espinafre. As mães convenciam os filhos a comerem espinafre alegando que assim eles ficariam fortes.
No Brasil, Popeye estreou em 1936 e foi publicado em mais de 50 tiras de jornais, originalmente ele teria o seu nome traduzido para "Brocoió" no Brasil, mas o nome não fez sucesso e acabou ficando Popeye mesmo.
Existe um episódio chamado "O Marinheiro de Aço", que é uma sátira ao Superman. Na história, Olívia Palito era apaixonada pelas aventuras do Superman e tinha uma grande admiração pelo Homem de Aço. O vilão Brutus então se veste como o Superman e finge ter os mesmos poderes do herói de Krypton para impressionar Olívia, mas quando é desmascarado por Olívia, ele a amarra em uma linha de trem. Ao ouvir os pedidos de socorro, Popeye come sua lata de espinafre (que a uma cena antes, o havia salva de um fuzilamento aprontado pelo Brutus) e fica tão forte como o Homem de Aço, e inclusive com seus superpoderes, e parando com um super soco o trem que atropelaria a Olívia.
No Brasil a Rede Globo de Televisão exibiu em 1980 a série "As Novas Aventuras do Popeye", da Hanna Barbera, nesta série, além dos clássicos desenho do marinheiro, havia uma série em que Popeye, Olívia Palito e Brutus, faziam sátiras as aventuras de Indiana Jones e a Star Wars com Popeye bancando Luke Skywalker, Olívia Palito era a Princesa Lea, Vovô Popeye era Obi Wan Kenobi e Brutus o Darth Vader e o sabre de luz dos cavaleiros jedi da série de filmes Star Wars de George Lucas era substituída por uma vassoura que continha espinafre e fazia Popeye ficar super poderoso. O SBT exibia também séries com o marinheiro, em que mostrava as aventuras de Popeye e sua turma na Pré-História no tempo dos dinossauros e numa delas era a série Recruta Olívia Palito, aventuras solo de Olívia Palito com Alice a Grande como parceira de trapalhadas num quartel do Exército Americano enloquecendo a Sargento Berta Megera.
O escritor Monteiro Lobato utilizou a personagem Popeye no seu livro "Memórias da Emília". Mas na história de Lobato, Popeye aparecia com jeito de mau carater, e bêbado, isso se deve ao fato de que quando o livro foi escrito em 1936, Monteiro Lobato conhecia o personagem apenas pelos seus primeiros episódios dos anos 30, numa época em que Popeye ainda não era muito politicamente correto. Nos primeiros episódios Popeye tomava bebidas alcoólicas, e gostava de arranjar brigas por qualquer motivo, um exemplo claro disso é no episódio "Blow Me Down" de 1933 (traduzido na dublagem brasileira com o título de: "Confusão é comigo mesmo") neste episódio Popeye quebra os dentes de um homem apenas por que ele estava rindo dele, e se atraca com uma turma dentro de um bar quebrando tudo que encontra pela frente, no episódio "Wild Elephinks" Popeye aparece matando vários animais em uma floresta com golpes de punho. E como a história "Memórias da Emília" foi escrita na mesma época em que Popeye tinha atitudes que hoje são consideradas "politicamente incorretas", essa foi a imagem que Monteiro Lobato passou dele em seu livro.
No programa Zorra Total, o quadro do Patrick passou a lembrar um pouco os desenhos do Popeye. Após da aparição de Abadia, a namorada do Patrick, foi criado também o Brutão, que parece ter sido inspirado no Brutus.
Nos episodios do Popeye produzidos pela King Features Syndicate, são usadas as mesmas músicas da série do Gato Félix produzida em 1959 para a televisão.
Em um episódio de Os Padrinhos Mágicos chamado: "Os Bons e Velhos Tempos", aparece na TV da casa do Timmy, um marinheiro chamado "Poke Eye", uma paródia ao Popeye. O curioso, é que o "Poke Eye" tem o mesmo dublador do Popeye, Orlando Drummond.
O encanador Super Mario foi inspirado no Popeye, para tornar a Nintendo popular na América. O projeto iniciou e foi feito com um jogo já escrito, mas depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem, e a empresa foi obrigada a projetar um novo projeto.
Em um episódio da série mexicana Chaves há um episódio em que Seu Madruga faz uma pergunta a Chaves, se ele sabia o que era Popeline. Ele responde que Popeline era a esposa do Popeye. O episódio em que isso ocorre era o episódio do Madruguinha, o cãozinho do Quico.
Popeye foi durante muitos anos o mascote do clube poliesportivo Clube de Regatas do Flamengo porquê os dois têm origem do mar e conseguem reverter inferioridades para vencer o inimigo. A idéia foi do cartunista argentino Lorezo Mollas, a pedido do Jornal dos Sports na década de 1940. Na época, não havia grande preocupação (ou fiscalização) com direitos autorais. A partir da década de 1980 o Urubú Samuca criado pelo cartunista Henfil virou o mascote oficial, mas o marinheiro Popeye sempre é lembrado pela sua torcida. Ele também foi adotado como mascote do Clube Náutico Marcílio Dias, clube de Itajaí - SC, devido à agremiação utilizar o nome do bravo marinheiro morto na Guerra do Paraguai, dando-lhe ao time o apelido de "Marinheiro", e também pelas cores das vestimentas de Popeye nas versões mais antigas utilizarem as cores do clube: Vermelho e Azul.
Em Bob Esponja - O Filme, quando Patrick e Bob Esponja estão no bar do "Amendo-Bobo" aparecem dois quadros ao fundo, um com um desenho da cara do Popeye, e outro com a primeira tira em quadrinho em que ele aparece.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário