Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2011

Punky Brewster (Punky, A Levada da Breca)


Punky Brewster (Punky, A Levada da Breca Brasil) foi uma série televisiva filmada durante os anos de 1984 a 1988 e contando com um total de 88 episódios. Nos Estados Unidos, a série foi exibida na NBC de 16 de setembro de 1984 até 7 de setembro de 1986, tendo sua re-exibição novamente por "Syndication" de 26 de setembro de 1987 até 27 de maio de 1988.

No Brasil, a série foi transmitida pelo SBT com o nome de Punky, A Levada da Breca, repetindo o mesmo sucesso dos Estados Unidos. Atualmente, a série foi comprada pela Rede Bandeirantes de televisão. A dublagem original realizada nos estúdios da Maga, pertence exclusivamente ao SBT, por essa razão a série foi totalmente redublada. A primeira reexibição da série ocorreu em 25 de dezembro de 2008, com um especial de natal. A série virou também desenho, e na época do seu lançamento a personagem ganhou vários produtos que foram lançados no mercado.

História
Penelope 'Punky' Brewster é uma garota engraçada e bem humorada, abandonada por seus pais. O pai de Punky deixou a família quando ela tinha dois anos, e anos mais tarde, foi abandonada por sua mãe que a levou até um supermercado em Chicago e desapareceu. Punky então fica sozinha, apenas com a companhia do seu cão Pinky (Brandon). Logo depois, ela descobre um apartamento vago em um prédio local e passa a viver lá.
O prédio era gerenciado pelo fotógrafo Arthur Bicudo (Henry Warnimont), um senhor viúvo. Punky rapidamente se torna amiga de Cátia (Cherry Johnson), uma garota que vive no andar acima do apartamento de Arthur, e sua avó Luíza (Betty Johnson). Quando Arthur descobre Punky no apartamento vazio adjacente ao seu, ele ouve a história da garota e se emociona, se tornando como um pai para a garota, a adotando mais tarde.
Devido a dificuldade de comportamento da garota, a série é repleta de trapalhadas e situações inusitadas, contando com a presença de mais algumas personagens amigas de Punky, como Anderson Junior (Allen Anderson), e a antipática Margot (Margaux Kramer).
Há vários episódios memoráveis durante a série, como o qual Cátia acaba presa em um refrigerador velho durante um jogo de esconde-esconde (Se escondendo dentro do refrigerador e não conseguindo sair depois, consequentemente sofrendo de falta de oxigênio) e Punky salva sua vida aplicando técnicas de reanimação cardiorrespiratória que ela aprendeu na escola. Há também um dos mais sérios episódios da série no qual trata de abuso sexual de menores.

Companhias produtoras
A série foi produzida pela Lightkeeper Productions e NBC Productions durante o período em que a série foi exibida. Depois, quando a série foi revivida para exibição pela primeira vez por syndication, a NBC não pode co-produzir os episódios, por leis da FCC existentes que regulavam a intervenção de emissoras regulares na programação de TVs 'syndicated'. Então, eles fizeram um acordo com a Columbia Pictures - na época Coca-Cola Telecomunications - para co-produzir mais duas temporadas da série, mais os direitos do sistema syndicated que a NBC possuía antigamente.
Atualmente, os direitos de exibição da série inteira pertencem a Sony Pictures Entertainment, enquanto a NBC Universal Television Distribution controla os direitos de exibição fora dos Estados Unidos. As temporadas 1, 2 e 3 estão atualmente disponíveis em DVD na região 1. Em 10 de julho de 2007, a primeira temporada foi novamente lançada em volumes separados para os pais e fãs que não desejam comprar a série inteira. De acordo com a Shout! Factory, a quarta e última temporada está agendada para lançamento em 26 de fevereiro de 2008.

Elenco
Soleil Moon Frye como Penelope 'Punky' Brewster e Penelope 'Punky' Baker
Brandon como Brandon (Pinky)
George Gaynes como Henry Warnimont (Arthur Bicudo)
Susie Garrett como Betty Johnson (Luíza Johnson)
Cherie Johnson como Cherie Johnson (Cátia Johnson)
Ami Foster como Margaux Kramer (Margot Kramer)
Casey Ellison como Allen Anderson (Junior Anderson)
T. K. Carter como Michael "Mike" Fulton (Michael 'Mike' Fulton)

Spin-offs
O episódio "O Hall Fenster" (Fenster Hall, no original.) foi uma tentativa falha de criar um Spin-off de Punky Brewster. Era originalmente um episódio de uma hora, porém foi cortado e editado em dois episódios para exibição em Syndicated.
Punky (It's Punky Brewster!, no original) foi um spin-off animado com o elenco original que foi exibido pela NBC nas manhãs de sábado. O cartoon foi produzido pela Ruby-Spears e NBC Productions e exibido desde 14 de setembro de 1985 até 4 de setembro de 1988, com um total de 2 episódios, sendo mais tarde licenciado para exibição Syndicated pela Claster Television.


Nessa série os nomes originais dos personagens foram poupados, ou seja, não sofreram a mesma troca que ocorreu com a série live-action. Uma grande novidade nesse desenho é a inclusão de um novo personagem animal conhecido como Glomer; uma criatura que veio do mundo no final do arco-íris, tendo uma aparência que lembra o cruzamento de um Leprechaun com um urso de pelúcia. Ele possui vários poderes mágicos e tem a habilidade de transportar Punky e seus amigos para qualquer parte da Terra instantaneamente. Alguns episódios mostram Glomer tendo que corrigir seus erros quando executa suas mágicas. Em um deles, Glomer transforma Henry em uma estátua de Júlio César. Já em outro, Punky descobre que pode fazer qualquer pedido ao Papai Noel - que, neste episódio está de férias, vestindo uma camisa havaiana - e, por um acidente, acaba antecipando o Natal para julho (em pleno verão norte-americano). Punky, então, decide não pedir mais nada ao Papai Noel, entendendo o quanto ele trabalha duro para dar os presentes para todas as crianças ao redor do mundo.

Curiosidades
A série não é exibida há anos no SBT, mas na exata semana em que a Rede Bandeirantes estreou a série com nova dublagem, o SBT mostrou um trecho da série com a dublagem original em um dos programas de perguntas e respostas do apresentador Sílvio Santos. O áudio estava perfeito. Pareceu até provocação.

A dubladora original da personagem "Luiza", foi resgatada para a nova dublagem.

Na dublagem original, a personagem "Anderson Júnior", era dublada por uma mulher (Leda Figueiró).

Nenhum comentário:

Postar um comentário