Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2011

The X-Files (Arquivo X)


The X-Files (Arquivo X no Brasil, Ficheiros Secretos em Portugal), foi uma premiada série de televisão estadounidense de ficção científica exibida ao longo dos anos 1990 e criada por Chris Carter.

Estreou em setembro de 1993 e terminou em maio de 2002. Foi um sucesso para a emissora FOX, e os as personagens e slogans, por exemplo, "The Truth Is Out There" (A verdade está lá fora), Trust No One (Não confie em ninguém), I Want to Believe (Eu quero acreditar), tornaram-se marcos na cultura pop na década de 1990. A série também gerou uma série derivada, The Lone Gunmen.

Na série, os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) são investigadores de arquivos-x: casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais. Mulder acredita na existência de extraterrestre e no paranormal, enquanto Scully, uma cética, é designada para fazer análises científicas das descobertas de Mulder. Ainda no começo da série ambos agentes tornam-se alvo de grandes conflitos (denominados "mitologia" pelos produtores), e começam a confiar apenas um no outro. Eles desenvolvem um relacionamento próximo, começando com um sentimento platônico e depois tornando-se um relacionamento romântico no término da série.

A série ganhou popularidade no meio da década de 1990, conduzindo a um filme em 1998, chamado (The X-Files: Fight The Future. Este foi seguido por um filme após o término da série, The X-Files: I Want to Believe, em 2008. Nas duas últimas temporadas, Gillian Anderson tornou-se a protagonista enquanto David Duchovny aparecia intermitentemente, e novas personagens foram introduzidas: os agentes John Doggett (Robert Patrick) e Monica Reyes (Annabeth Gish), enquanto o chefe de Mulder e Scully, o diretor assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi), também tornou-se personagem central. Até o término da série, Arquivo-X era a série com maior tempo de duração na história da televisão americana, posto ocupado logo após por Stargate SG-1.

Histórico
A série estreou em setembro de 1993 e terminou em maio de 2002. Muito do seu sucesso deveu-se aos dois atores principais, David Duchovny e Gillian Anderson que interpretaram os agentes do FBI: Fox Mulder e Dana Scully que investigam casos paranormais e outros mistérios não explicados pelo Arquivo X

Sinopse
O Arquivo X é um arquivo que contem relatos sobre casos paranormais e não explicados que acabaram guardados no subsolo do FBI, mais tarde achados pelo agente Fox Mulder. Desacreditado e debochado pelos outros membros do FBI, Mulder começa a investigar esses arquivos X que contém casos de abduções e parecem envolver uma conspiração do governo americano para esconder a existência de vida extraterrestre. Nos arquivos também se encontram casos evolvendo satanismo, relatos de aparições de fantasmas, ocultismo e outros casos misteriosos.

E dentro da sua busca frutífera pela verdade está seu objetivo inicial, que é encontrar sua irmã, raptada há mais de vinte anos e que ele acredita ter sido abduzida por alienígenas.

Na tentativa de invalidar as suas investigações e fechar o arquivo x, o FBI recruta a agente Dana Scully, uma agente que além de médica, cientista e legista, é cética e deve reportar e dar uma explicação cientifica para os estranhos casos que Mulder e ela vão investigar, mais ou menos como uma espiã. Entretanto com o passar do tempo, a própria agente Scully começa a se dar conta de que as inacreditáveis teorias de seu parceiro fazem sentido e cada vez mais a sua ciência passa não mais a confrontar o que testemunha, mas a buscar respostas científicas para tais acontecimentos.

Pouco a pouco, Scully torna-se mais crente e sua parceria com Mulder evolui a estágios inesperados de grande amizade (nas temporadas seguintes um romance) e cumplicidade na busca pela verdade e para desbaratar a grande conspiração que envolve os altos escalões do governo americano.

Personagens
Principais
David Duchovny Agente especial Fox William Mulder 1993 a 2002
Temporadas 1 a 9
The X-Files (filme)
The X-Files: I Want to Believe (2008)
Gillian Anderson Agente especial Dana Katherine Scully, M.D. 1993 a 2002
Temporadas 1 a 9
The X-Files (filme)
The X-Files: I Want to Believe (2008)

Secundários
Robert Patrick John Dogget 2000 – 2002
Annabeth Gish Monica Reyes 2001 – 2002
Mitch Pileggi Walter Skinner 1994 – 2002
The X-Files: I Want To Believe (2008)
William B. Davis Canceroso C.G.B. Spender 1–5, filme, 6–7, 9
Jerry Hardin Garganta Profunda 1, 3–4, 7
Steven Williams Sr. X 2–5, 9
Nicholas Lea Alex Krycek 2–9
Brian Thompson Alien Bounty Hunter 2–8
John Neville Well-Manicured Man 3–5, filme
Don S. Williams First Elder 3–5, filme, 6
Laurie Holden Marita Covarrubias 4–7, 9
Veronica Cartwright Cassandra Spender 5–6
Chris Owens Jeffrey Spender 5–6, 9
Mimi Rogers Diana Fowley 5–7
James Pickens, Jr. Assistante/Diretor Alvin Kersh 6, 8–9
Tom Braidwood Melvin Frohike 1–5, filme, 6–9
Bruce Harwood John Fitzgerald Byers 1–5, filme, 6–9
Dean Haglund Richard Langly 1–5, filme, 6–9
Rebecca Toolan Teena Mulder 2–4, 7
Sheila Larken Margaret Scully 1–5, 8–9
Adam Baldwin Knowle Rohrer 8–9
Cary Elwes Assistente Diretor Brad Follmer 9

Temas
Abordando temas tais como teorias da conspiração envolvendo alienígenas, encobrimentos governamentais de alto nível e paranormalidade, a série conseguiu conjugar características de séries como A Quinta Dimensão, Além da Imaginação e Twin Peaks. Também abordava frequentemente temas mais místicos, como satanismo, relatos de aparições de fantasmas, ocultismo, e outros arquivos x sem explicações.

O sucesso da série
Arquivo X fez tanto sucesso que originou um spin-off chamado The Lone Gunmen (Os Pistoleiros Solitários) focada nos três amigos de Mulder que investigam atividades secretas do governo estadounidense. Suas descobertas são publicadas num jornal independente chamado de A Bala Mágica, publicado pela editora Os Pistoleiros Solitários, batizado em homenagem à teoria de que um segundo atirador estaria envolvido no assassinato de John Kennedy. Arquivo X foi celebrado pela crítica e público e também tornou-se um fenômeno internacional. O tom conspiratório com mistura de paranóia e horror encantou muitos telespectadores. É um dos maiores fenômenos de audiência dos últimos anos. Com fãs no mundo todo, a série já foi exibida em mais de trinta países. Premiada com o Globo de Ouro como melhor série dramática de televisão e vários prêmios Emmy ao longo dos nove anos da série. Foi líder em audiência em vários países como Estados Unidos, Austrália, Espanha, Inglaterra e Brasil, entre outros.

Participações especiais
Vários atores e atrizes famosos já fizeram participações especiais em Arquivo X, alguns deles:

O ator Burt Reynolds participou do episódio Improvável (Improbable) da 9ª temporada
Os atores Jack Black e Giovanni Ribisi participaram do episódio: O Raio da Morte (D.P.O.) da 3ª temporada
A atriz Lucy Lawless, protagonista da série Xena: Warrior Princess participou dos episódios Nada Importante Aconteceu Hoje I e II (Nothing Important Happened Today I e II) da 9ª temporada
A atriz Lucy Liu participou do episódio Dinheiro Infernal (Hell Money) da 3ª temporada
O ator Luke Wilson participou do episódio Vampiros (BadBlood) da 5ª temporada
O ator Ryan Reynolds participou do episódio Syzygy (Syzygy) da 3ª temporada
O ator Seth Green participou do episódio: A Verdade Está Lá Fora (Deep Throat) da 1ª temporada
O Ator Tony Shalhoub participou do episódio: Luz Suave (Soft Light) da 2ª temporada
O irmão mais velho de David Duchovny, Daniel Duchovny, participou do episódio: O Antinatural (Unnatural) da 6ª temporada. Episódio que foi escrito e dirigido por Duchovny.
O ator Lance Henriksen participou do episódio: Milênio (Millennium) da 7ª temporada.
O ator Shia LaBeouf participou do episódio Um Homem de Sorte (The Goldberg Variation) da 7ª temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário